Notícia Aberta
Planetário de Brasília tem novo filme na programação permanente
COMPARTILHAR
Planetário de Brasília tem novo filme na programação permanente
Estreia do filme Da Terra ao Universo será na quarta-feira (9), às 19 horas. Sessões serão sempre comentadas
O Planetário de Brasília terá, a partir da próxima semana, um novo filme para apresentar aos visitantes. A estreia de Da Terra para o Universo será às 19 horas de quarta-feira (9). Antes, na segunda (7), às 15 horas, haverá uma sessão exclusiva para a imprensa.
Projetada em uma tela de 360°, a película leva os espectadores em um passeio pelas estrelas, pela Via Láctea e além dela. Mostra imagens reais de nebulosas e explica a trajetória dos estudos astronômicos, os planetas do sistema solar e a invenção dos telescópios.
A aquisição do documentário não acarretará custos ao governo, graças a uma parceria da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação — ligada à Casa Civil — com o Observatório Europeu do Sul.
Sessões comentadas
As sessões de Da Terra para o Universo ocorrerão sempre às quartas e sextas-feiras, às 19 horas, e nos finais de semana e feriados, às 17h30, e serão comentadas. O Planetário fica no Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães; a entrada é gratuita, mas doações de alimento não perecível são bem-vindas.
LEIA TAMBÉM
Os foguetes de garrafa PET produzidos pelas crianças foram lançados na aérea externa do Planetário.
COLÔNIA DE FÉRIAS DO PLANETÁRIO ENSINA A FAZER FOGUETE COM MATERIAL RECICLÁVEL
Imagens tiradas na região do Deserto do Atacama foram doadas pelo Observatório Europeu do Sul. Entrada é gratuita
PLANETÁRIO DE BRASÍLIA EXPÕE IMAGENS DE CORPOS CELESTES VISTOS DO CHILE
O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tiago Coelho, lembra que o filme é o primeiro lançamento depois de mais de quatro anos sem estreias e que a novidade reforça o aprendizado em ciência.
“Os filmes são verdadeiras aulas científicas sobre o Universo, contadas de maneira original, com cenas e informações verdadeiras e de forma autêntica.”
Observatório Europeu do Sul
Fundado em 1962 na Alemanha, o Observatório Europeu do Sul é uma organização intergovernamental de pesquisa em astronomia, composta e financiada por 17 países, entre eles o Brasil. Existem três observatórios no Deserto do Atacama — La Silla, Paranal e Chajnantor. O local recebe visitantes de todo o mundo para observação do céu.
Estreia do filme Da Terra para o Universo
9 de agosto (quarta-feira)
19 horas
Sessão exclusiva para a imprensa
7 de agosto (segunda-feira)
15 horas
Planetário de Brasília (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães)