Notícia Aberta
Exposição do Arquivo Público celebra 60 anos da vitória do projeto de Lucio Costa
COMPARTILHAR
Exposição do Arquivo Público celebra 60 anos da vitória do projeto de Lucio Costa
Mostra itinerante ficará até o fim de março na Câmara Legislativa. Também terá destaque nas comemorações de aniversário do órgão de pesquisa e acervo do DF
Na quinta-feira (16), o projeto de Lucio Costa para o Plano Piloto da capital do Brasil completa 60 anos desde que o arquiteto venceu o concurso, contra outras 26 propostas, para definir como seria construída a região central de Brasília.
Para celebrar a data, o Arquivo Público do Distrito Federal levará a exposição A cidade que inventei, sobre o projeto, para a Câmara Legislativa de 15 a 30 de março. Ela tem curadoria do historiador e diretor de Pesquisa, Difusão e Acesso do órgão, Elias Manoel da Silva.
Composta por cinco painéis de 2,5 metros de largura por 1,3 metro de altura, a mostra apresenta rabiscos, frases e desenhos do arquiteto e urbanista, além de fotos da construção da cidade na década de 1950. As imagens são acompanhadas de textos que detalham mais a trajetória de Lucio Costa e de Brasília.
“A importância do projeto de Lucio Costa é mais do que reconhecida, tanto é que, 30 anos depois do concurso, a qualidade foi inscrita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na lista de bens do Patrimônio Mundial”, conta o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade.
O secretário ressalta que Brasília é a maior área urbana tombada do mundo e ainda é estudada pela arquitetura e pelo planejamento urbano. “A qualidade é o que garante essa presença ao longo do tempo. Cada vez mais, a população se apropria e cuida desse projeto.”
32 anos do Arquivo Público do DF
Antes de ser aberta ao público, a exposição sobre Lucio Costa fará parte das comemorações do 32º aniversário do Arquivo Público do DF, na Residência Oficial de Águas Claras , a partir das 14 horas desta terça-feira (14), em evento voltado aos servidores do órgão.
Com o Arquivo Público, a exposição A cidade que inventei também faz aniversário. A mostra itinerante foi lançada para celebrar os 31 anos do órgão e agora completa um ano desde a primeira exibição. Em 2016, ela foi exposta em diversos pontos da cidade, como em estações de metrô e no espaço Lucio Costa, na Praça dos Três Poderes.